Unidade 4. Conceitos Básicos de Virologia e Imunologia

Nesta seção, avançaremos no conhecimento de conceitos básicos em imunologia, compreendendo a organização do sistema imune, com suas respostas inata e adaptativa, desvendando seus mecanismos celulares e moleculares, assim como compreendendo a inflamação enquanto resposta a danos causados ao organismo e como se dá o reparo tecidual. Também estudaremos acerca da resposta imune nas infecções virais e na COVID-19, e sobre as imunizações e soroterapia. Bons estudos!

4.2.1 Organização do sistema imune

Didaticamente, o sistema imunológico está organizado em resposta imune inata e adaptativa (Quadro 1). A resposta imune inata é constituída de uma série de barreiras que impedem a entrada e/ou a instalação de agentes infecciosos independentemente de sua identidade, ou seja, são mecanismos de caráter genérico (VENTURINI; ARRUDA; SARTORI, 2017).

Algumas dessas barreiras encontram-se na periferia do organismo, incluindo pele e mucosas íntegras que, além de separar fisicamente o hospedeiro do meio ambiente, têm ou secretam substância microbicida. Ainda há a microbiota comensal, que, ao competir por espaço e nutrientes, dificulta a sobrevivência de patógenos. Mecanismos não específicos também ocorrem em tecidos mais internos, como é o caso da fagocitose, da reação inflamatória e do sistema complemento. A resposta imune adaptativa, ao contrário, tem um caráter específico, pois é organizada para cada agente patogênico em particular e determina memória imunológica (VENTURINI; ARRUDA; SARTORI, 2017).

Tanto a resposta imune inata como a adquirida compreendem diferentes tipos celulares, incluindo neutrófilos, eosinófilos, basófilos, mastócitos, monócitos, macrófagos, células dendríticas (DCs), células natural killer (NK) e linfócitos. Esses diversos tipos celulares atuam de forma integrada e interdependente, tanto por meio de contato celular direto quanto pela liberação de mediadores denominados citocinas. Esses mediadores são moléculas proteicas, capazes de transmitir informações funcionais tanto para a própria célula que os sintetizou como para células vizinhas ou para células localizadas em órgãos distantes (VENTURINI; ARRUDA; SARTORI, 2017).

Quadro 1 – Comparação entre as respostas imunes inata e adaptativa
traduzido e adaptado de ImmunoPrecise (2021).
Avançar