Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de outras Doenças Virais
Sou graduada em Medicina Veterinária (UFMG/2006). Minha experiência como servidora pública começou como contratada da Prefeitura Municipal de Sabará/MG, entre 2007 e 2008, onde eu trabalhei nos Programas de Controle de Leishmanioses e Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses. Entre 2008 e 2013 fui servidora da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais no cargo de Especialista de Políticas e Gestão da Saúde, atuando na Diretoria de Vigilância Ambiental como referência técnica estadual dos Programas de Controle da Dengue, Leptospirose, Febre Maculosa, Esquistossomose e das Unidades de Controle de Zoonoses. Nesse período, me tornei Especialista em Gestão Pública dos Serviços de Saúde nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ/2009) e Mestre em Ciências da Saúde/Infectologia e Medicina Tropical, na linha de pesquisa Epidemiologia e Controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias (Faculdade de Medicina - UFMG/2012). Fui Autoridade Sanitária na área de vigilância epidemiológica no Estado de MG entre 2010 e 2013. Em 2012, fui assessora de campo do Projeto de Expansão do Acesso às Medidas de Prevenção e Controle da Malária para Populações Vulneráveis da Amazônia Brasileira, do Ministério da Saúde e Fundo Global de Prevenção da AIDS, Tuberculose e Malária, atuando no estado de Rondônia.
Sou servidora do Ministério da Saúde no cargo Tecnologista Pleno desde agosto de 2015, e anteriormente ocupei o cargo Analista Técnico de Políticas Sociais (2013 a 2015), onde atuo como técnica na área de controle vetorial na Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses/Secretaria de Vigilância em Saúde. Durante minha atuação no Ministério da Saúde, realizei o Curso de aperfeiçoamento em Epidemiologia para Gestores de Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins (2014); e atualmente sou estudante de Doutorado em Medicina Tropical na Universidade de Brasília, na área de concentração Biologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, com parte dos experimentos sendo realizados no Laboratório de Entomologia Medica da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos da América.
Caro trabalhador estudante, que bom estarmos juntos nesta unidade em que estudaremos a vigilância e o controle de vetores.
Serão apresentadas suas principais características e informações sobre a biologia dos vetores desses arbovírus. Conheceremos também as condições favoráveis para a proliferação dos vetores e as ações recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS) para sua vigilância e controle e faremos uma releitura atualizada dos manuais, guias e normativas sobre o assunto, além de informações complementares provenientes de outras publicações científicas relacionadas.
Esperamos que você compreenda a importância da vigilância e do controle dos vetores das arboviroses urbanas e silvestres, conheça as atividades recomendadas pelo MS e reconheça a sua importância nesse processo.
Vamos juntos neste caminho, aprendendo sempre mais, para você contribuir com a saúde no território em que atua. Desejamos a você bons estudos e que possa fazer a diferença para a população do seu território.
30 horas
Avançar